Visão Geral


- Aniversário: 06 de setembro
- Fundação: 06 de setembro de 1961
- Padroeiro (a):Deus Menino
- Gentílio:Aramariense
- Cep: 48130-000
- População: 12000 (estimativa)
- Prefeito (a): (PP)
2017 - 2021
Índice
História
História de Aramari
No final do século XVII, surgiram na região onde situa o município, algumas propriedades agropecuárias que, com o decorrer dos anos, transformaram-se em povoações.
Uma delas foi denominada Olhos d´água que por volta de 1850 já se constituía num pequeno arraial. Mais tarde, tendo aumentado o número das casas comerciais e residenciais, também foi construída uma capela dedicada a nossa Senhora da Conceição.
Dado ao elevado números de fiéis e a eficiente assistência religiosa a eles prestada por ministro da igreja católica, foi criada em 1879 a freguesia de Nossa Senhora da Conceição dos Olhos D´água, dando à localidade a condição de sede de distrito de paz, pertencente ao município de Alagoinhas.
Àquela altura estava construída a estrada de ferro ligando Salvador a Juazeiro. Coube ao lugar de nome Aramari, a 8 quilômetros de Olhos D´água, um ponto de parada de trem. Formou-se aí um povoado que lhe conservou o nome.
Como estação da estrada de ferro Leste Brasileiro, Aramari desenvolveu-se e, em 1909, foi para ele transferida de Olhos D´água.
O topônimo é de origem tupi e, segundo Teodoro Sampaio, significa “O rio das baratas ou dos lambaris”.
Mapa antigo: Esplanada da estação original de Aramari. Final dos anos 1870.
A oficina de Aramari em 1900. Ao lado, a represa construída pelos engenheiros da ferrovia.
No tempo em que Aramari parecia um deserto, a estação antiga, em 1905, demolida posteriormente para a construção de outra, aparece ao fundo (Autor desconhecido).
As oficinas de Aramari. A foto pode ser da primeira década do século XX; a locomotiva ainda ostenta o logo da E. F. do São Francisco (Autor desconhecido).
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Aramari, pela lei provincial nº 1861, de 27-05-1879, e anexado a vila de Alagoinhas.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Aramari, figura no município de Alagoinhas. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.
Elevado à categoria de município com a denominação de Aramari, pela lei estadual nº 1473, de 06-09-1961, desmembrado do município de Alagoinhas. Sede no antigo distrito de Aramari. Constituído do distrito sede. Instalado em 07-04-1963.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.