SEMANA PEDAGÓGICA DE ARAMARI TEM COMO FOCO A VALORIZAÇÃO DA CULTURA NORDESTINA

18/02/2020 às 16h32

A abertura oficial da Semana Pedagógica 2020 da Secretaria da Educação de Aramari aconteceu na noite dessa segunda-feira (17), na quadra do CEJAB. Foi uma verdadeira celebração da cultura, saberes e fazeres da terra de Patativa do Assaré, Ariano Suassuna, Glauber Rocha, Luís Gonzaga, Dominguinhos, Maria Bonita, a super craque Marta, dentre outras figuras ilustres do nosso nordeste educador.

A Secretaria da Educação (Seduc) surpreendeu a todos com um lindo arraiá montado em pleno momento de contagem regressiva para o carnaval, com direito a barraca do beijo, artesanato e comidas típicas. Todos foram recepcionados om muitas beleza e alegria ao som do triângulo, da sanfona e da zabumba, com a banda Cláudio do forró. E o que esperar desse ano letivo? Com o tema “Nordeste educador: um diálogo em rede”, a Seduc propõe uma reflexão acerca do papel da escola e dos procedimentos de ensino/aprendizagem que apontem para conhecer, valorizar e preservar a cultura nordestina, reconhecendo nessa região as tradições do município de Aramari e as importantes contribuições dos povos nativos e advindos de outros lugares.

A secretária da Educação, Ângela Santos, destacou o reconhecimento do trabalho do professor e todo investimento, que vem sendo feito pela gestão do prefeito Fidel, desde a estrutura a formação continuada de todos educadores da rede, o que reflete na qualidade do ensino. “Na Educação Infantil, viramos referência na região com a Creche. Nossas matrículas saltaram de 70 para 250 alunos”, ressaltou a secretária. Outro grande avanço para educação do nosso município foi a parceria com a Polícia Militar, através da gestão compartilhada, que funcionará no novo CEJAB, que devido a aprovação 100% dos pais e alunos, vai atender a todo Fundamental II da rede.

Para a mestre em educação e palestrante da noite, Iracema Lemos, é preciso pensar que tipo de educação queremos e que tipo de educação praticamos. “A educação que Aramari pratica é uma educação cidadã. Um ensino democrático, que ensina cidadania e ensina a ser gente. Não tenho mais tempo para educação que não seja ‘avera’. Fiquei muito feliz com o que vi aqui em Aramari. Uma educação sem apoio, sem estrutura, não funciona”, finalizou.

O prefeito Fidel, que também já pisou no chão da escola, usou sua fala para agradecer a todos aqueles que fazem a diferença na educação das merendeiras, pessoal de apoio, professores, gestores, coordenadores, a toda equipe da Seduc e de transporte. Falou também dos grandes desafios para tudo aquilo que foi idealizado pela sua gestão e anunciou um ano com muitas novidades para os professores. A primeira delas foi pagar o piso salarial dos professores desde janeiro desse ano, na contramão do cenário nacional. “Ainda não chegamos naquilo que idealizamos, mas estamos dando os primeiros passos. Tudo isso é pensando para ofertar uma educação de verdade. Vamos juntos fazer a melhor educação para o nosso município”, afirmou.